quinta-feira, 19 de maio de 2011

Banco de Títulos CBLC - BTC

     O BTC é um serviço que a Câmara Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC tem de empréstimos de títulos que atende tanto aos que querem emprestar, quanto aos que querem tomar emprestado um ativo financeiro.
     No caso de empréstimo, se um investidor tem uma posição em alguma ação e não tem interesse em vender no médio prazo, pode colocar à disposição para aluguel, a uma taxa de juros anual, por um determinado tempo.  Esta taxa de juros varia conforme a liquidez do ativo, por exemplo: se você tiver 1.000 ações da Petrobrás, a taxa é de aproximadamente 0,5% ao ano, já se você tiver 1.000 ações da  WEG S/A, pode conseguir uma taxa em torno de 8% ao ano (a taxa é pró-rata, proporcional ao tempo alugado, que pode ser de no mínimo 1 dia).
     Um ponto positivo para quem está "doando" o ativo é que, este não perde nenhum direito que venha ser dado pela empresa no período que estiver alugado (dividendos, JCP, subscrição, bonificação, etc..).
     Já para os investidores que estão "apostando" na queda de um determinado ativo, pode tomar emprestado e vendê-lo. Para este procedimento a CBLC pede uma garantia que pode ser em dinheiro, ações (com um deságio calculado pela bolsa), títulos públicos e até alguns CDB's de alta liquidez.

     Este tipo de operação é bom tanto para o investidor de longo prazo, que não tem interesse de vender sua carteira de ações, ter uma renumeração extra, como para o investidor de curto prazo, que vê uma possível queda do mercado e tenta ganhar dinheiro com a queda.

Nenhum comentário: